Como fazer a captação e retenção de alunos para a sua academia

O mercado é altamente competitivo. Fazer a captação de alunos para a academia é um dos vários desafios enfrentados pelos empreendedores e, por isso, a busca por soluções diferenciadas para o negócio não termina.

Cada estabelecimento traz novidades que atraem novos alunos, como equipamentos de última geração, treinadores conhecidos, aulas coletivas e até mesmo o preço da mensalidade.

Logo, é importante buscar diferenciais para que o seu negócio se destaque entre os concorrentes e você consiga realizar a captação de alunos para a academia. Como fazer isso? Confira as dicas a seguir!

#1 – Comece pelo planejamento

Vamos começar por uma etapa básica, porém fundamental para o sucesso do seu negócio: o planejamento.

Um bom plano de negócios, com a definição de estratégias de ação, é diretamente responsável pelo crescimento da sua academia. Analisar quais serão as metas, observar os custos para colocar as ideias em prática e trabalhar em cima dos diferenciais são alguns dos itens essenciais em um planejamento.

Você pode conferir um artigo completo sobre o assunto clicando aqui!

#2 – Conheça o seu público

Conhecer bem o seu público é uma forma eficiente para realizar a captação de alunos para a academia.

Vale a pena considerar qual o tipo de público que você deseja atingir ao abrir um estabelecimento. A partir disso, pense em estratégias para atraí-lo.

Por exemplo, aulas coletivas ligadas à dança costumam ser frequentadas por um determinado perfil de público. Caso esteja alinhado a quem você deseja atrair para o seu estabelecimento, vale a pena pensar em oferecer uma primeira aula grátis para que conheçam a sua estrutura.

#3 – Identifique os períodos de alta e baixa em seu estabelecimento

A frequência do público na academia pode variar ao longo do ano. Em estações como outono e inverno, é comum haver uma queda no número de alunos matriculados nas academias.

Um desafio para o empreendedor é mostrar ao aluno a importância em continuar matriculado, mesmo em períodos cuja motivação é menor.

#4 – Gere tráfego por meio de estratégias de Marketing

Uma das ações que podem ser realizadas a partir do exemplo da sazonalidade, citado acima, é a estratégia de Marketing.

É válido educar o seu público para que ele conheça a importância em praticar atividade física durante o inverno, por exemplo. Faça-o ter em mente que esta é uma questão de saúde e que pode prevenir sérias doenças que podem surgir a partir do sedentarismo.

Este é um trabalho que pode ser desempenhado por meio da criação de um blog ou site para o seu negócio, além de perfis em mídias sociais, como Facebook e Instagram. Assim, você irá gerar autoridade para o seu estabelecimento e poderá reter os alunos na academia.

#5 – Foque sempre no relacionamento com o seu público

Para alavancar a academia é essencial levar em consideração o relacionamento com o seu público!

Ou seja, o desafio para alunos de academia não se baseia apenas em atraí-los, mas em retê-los e até mesmo trazer de volta aqueles que não estão mais matriculados. Algumas ações que podem ser realizadas para fidelizar o seu público são:

  • Indicação: esta é uma forma eficiente de atrair novos alunos. Uma vez que acontece quando o aluno traz alguém de confiança, a chance de haver desistência no primeiro mês de matrícula é menor. Alguns estabelecimentos oferecem um desconto ao aluno que convida outras pessoas para a academia;
  • Escute o seu público: estabeleça um canal de comunicação para ter um contato direto com os alunos, como um WhatsApp, um e-mail ou até mesmo uma caixa de sugestões no balcão da recepção. É essencial receber este feedback para conhecer os pontos fracos, implementar melhorias e saber, também, quais são os seus pontos fortes;
  • Traga os antigos alunos de volta: é importante entender quais motivos levaram o ex-aluno a cancelar a matrícula e apresentar algum diferencial no momento de entrar em contato novamente com ele. Alguns estabelecimentos costumam oferecer uma mensalidade grátis caso seja adquirido um plano semestral, por exemplo.

#6 – [Bônus] Apareça!

Quem não é visto não é lembrado, correto?

Logo, é relevante investir na fachada do seu estabelecimento para que possa despertar a curiosidade dos potenciais alunos da sua academia.

Aparecer nos resultados de busca do Google é importantíssimo! A ferramenta gratuita “Google Meu Negócio” permite o gerenciamento da forma como uma empresa local aparece nos produtos do site, como o Google Maps e a Rede de Pesquisa.

Ou seja, ao utilizar a ferramenta, o seu negócio irá aparecer no mapa e nos resultados da pesquisa de um potencial cliente que estiver procurando por uma academia na sua região!

Além disso, cuidar da imagem interna também é essencial. Ou seja, o cuidado com os funcionários e o tratamento dos profissionais em relação ao aluno também são pontos importantíssimos na hora de atrair e reter o público.

Conclusão

Realizar a captação de alunos para a academia é um desafio para o empreendedor.

É fundamental estar atento aos detalhes que fazem a diferença na gestão do seu negócio e trazem novos alunos, além de fidelizar os que já estão matriculados.

Existem alguns pontos que podem impactar diretamente no sucesso do negócio caso o empreendedor esteja atento a eles.

Em caso de dúvida, não deixe de registrá-la nos comentários.

Conte com a ACAD Brasil nesta jornada.

Estamos juntos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *