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Como montar uma academia de sucesso?

Após anos de dedicação ao segmento fitness, você decidiu montar uma academia!

Após dar aulas em academias e até mesmo atuar como personal durante anos, você resolveu que é o momento ideal para ter um negócio para chamar de seu.

E como você sabe, há tempos as academias deixaram de ser um espaço frequentado apenas por jovens, tornando-se um local que recebe o público de todas as idades.

Não se trata apenas de estética, porque essas pessoas estão em busca dos mais variados resultados para o corpo e saúde em geral.

Por isso, para montar uma academia, o empreendedor precisa levar em consideração uma série de fatores essenciais que envolvem o seu bom funcionamento.

Elaborar um bom plano de negócios pode ser um começo para montar uma academia. A definição dos serviços que serão oferecidos, por exemplo, entram nessa etapa.

O gestor preparado para montar uma academia terá que realizar estudos de mercado para entender melhor a sua concorrência, clientes potenciais e fornecedores.

Isso abre novas possibilidades para quem quer abrir sua academia, mas também traz novos desafios.

Confira agora dicas de como montar uma academia de sucesso. Boa leitura!

#1 – Escolha uma boa localização

Para montar uma academia, a sua localização deve ser em um local estratégico.

O ideal é que não haja outra academia muito perto do lugar onde você pretende abrir a sua unidade, principalmente se o concorrente estiver há mais tempo no mercado, o que pode ser mais arriscado.

Locais com maior movimentação e de fácil acesso, como avenidas e ruas principais, possuem maior preferência.

Dica extra: Abriu o seu negócio? Cadastre a sua academia no Google Meu Negócio!

Com o objetivo de facilitar a divulgação do seu negócio online, cadastre a sua academia no Google Meu Negócio! Isto irá aumentar o seu alcance e interação com o público-alvo.

Assim, você irá incluir a sua academia no Google Maps, ampliando a visibilidade dela na sua região. 

#2 – Analise o perfil dos seus clientes

Após a definição do local onde irá montar a academia é possível saber o perfil dos seus frequentadores.

É necessário avaliar, por exemplo, os seguintes aspectos:

  • Qual a faixa etária predominante: idosos, jovens ou adultos?
  • Quais são os hábitos e costumes desse público? 
  • Qual o poder aquisitivo dessas pessoas?

Estas informações farão com que a academia atenda às principais necessidades do seu público. 

Lembrando que você terá dois desafios aqui: trazer novos alunos para a sua academia e reter aqueles que já estiverem matriculados. Confira o artigo que desenvolvemos sobre o assunto:

#3 – Fique de olho nas condições do imóvel

Para comportar a quantidade de pessoas e equipamentos na hora de montar uma academia, é preciso se atentar às condições do imóvel escolhido.

Ou seja, o local deverá ter uma boa estrutura para atender todos os clientes.

E ninguém gosta de dor de cabeça, né? Por isso, atente-se aos seguintes aspectos:

  • Infiltração: verifique se o imóvel possui este tipo de problema;
  • Espaço: certifique-se de que todos os equipamentos que você pretende disponibilizar cabem no imóvel;
  • Iluminação: é um local que conta com iluminação adequada?
  • Instalação elétrica: preste atenção se há a quantidade certa de tomadas para manter todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica em funcionamento. Lembre-se, também, de verificar se a rede do prédio/local suporta o uso de ar condicionado necessário para o seu negócio!
  • Adaptação do espaço: verifique com antecedência quais alterações você deve realizar na futura academia. Por exemplo, pode ser necessário instalar um piso adequado para o local.

#4 – Cumpra com as exigências legais

Lembre-se que é preciso cumprir com todas as exigências legais antes de montar uma academia.

O ideal é a contratação de um contador, que dará todo o suporte necessário na hora de legalizar as documentações como:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  •  Secretaria Estadual da Fazenda;
  •  Prefeitura Municipal (Alvará);
  •  Entidade Sindical Patronal (Para o recolhimento obrigatório da contribuição);
  • Caixa Econômica Federal (Cadastro INSS/FGTS);
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Registro do estabelecimento no CONFEF.

#5 – Tenha uma equipe de qualidade

A sua equipe possui um impacto direto nos resultados da academia!

Para orientar os clientes, é obrigatória a permanência no local de profissionais registrados no conselho regional de educação física. Além disso, o professor é o principal responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos.

Além disso, uma boa recepção, equipe de vendas e assistentes administrativos são profissionais indispensáveis na hora de montar uma academia.

Manter o mesmo quadro de funcionários gera mais credibilidade em sua academia! Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas para promover a retenção de profissionais em sua academia:

#6 – Como será a estrutura da academia? 

Quanto maior for o diferencial da sua academia, maior será o investimento necessário e, consequentemente, o valor da mensalidade.

Na hora de definir a estrutura da sua academia, leve em consideração os seguintes aspectos: 

  • Recepção;
  • Sala de avaliação física;
  • Sala administrativa;
  • Espaço para aulas coletivas; 
  • Espaço para musculação com aparelhos;
  • Espaço para aquecimento/alongamento; 
  • Vestiários femininos e masculinos com espaço para armários.

Como forma de se destacar dos demais concorrentes, ao montar uma academia o gestor pode escolher por acrescentar lanchonetes, estacionamento próprio, loja de moda fitness e loja de suplementos, por exemplo.

#7 – Invista em bons equipamentos

O investimento em equipamentos de qualidade ao montar uma academia é primordial.

Priorizar a qualidade dos equipamentos é um fator de sucesso para conquistar a confiança dos seus clientes!

Além de oferecer a melhor estrutura para a melhora do condicionamento físico dos alunos, investir em bons equipamentos também impacta o trabalho dos professores em sua academia.

Afinal, equipamentos adequados ajudam a otimizar as operações, o que gera bem-estar e credibilidade para os colaboradores.

Além disso, instrumentos de qualidade evitam a necessidade de manutenção precoce, ou seja: gastos que podem estar fora do seu planejamento financeiro.

Assim, o preço dos equipamentos deve ser visto como um investimento, não como um gasto. 

#8 – Monte os pacotes de serviços pensando no cliente

É necessário, primeiro, entender as preferências, desejos e necessidades dos seus clientes. Por isso, você deve saber quais são os principais interesses do potencial aluno e avaliar os custos mensais da academia.

O primeiro passo é compreender o serviço que será oferecido, elencar seus diferenciais e averiguar formas de combiná-lo com outras soluções para, assim, poder expor aos seus clientes.

Por exemplo: você pode combinar dois ou mais serviços oferecidos pela academia por um preço diferenciado para que o aluno esteja ainda mais engajado com o seu estabelecimento. Assim, ele pode adquirir pacotes, como:

  • Musculação + lutas
  • Musculação + natação

Tudo irá depender dos serviços oferecidos na sua academia.

#9 – Divulgue o seu negócio!

Você precisa divulgar o seu negócio se quiser vê-lo crescer!

O crescimento da academia não se dá apenas em visibilidade, mas em especial nos seus resultados financeiros.

Utilizar a fachada da sua academia pode ser uma ação que você considera para divulgar o seu negócio, mas não é o suficiente para atingir os melhores resultados. 

Por isso, é fundamental pensar na sua presença no mundo digital e no meio offline na hora de divulgar a sua academia. Saiba mais detalhes em nosso artigo:

#10 – Atendimento é tudo!

Um bom atendimento é uma atitude que faz toda a diferença!

Atender bem o seu cliente é primordial para manter os alunos que você já tem e para poder conquistar novos.

O consumidor está cada vez mais exigente. Eles desejam ser bem atendidos e ouvidos, tendo suas necessidades cumpridas através de um bom atendimento.

Sendo assim, é muito importante ter colaboradores e profissionais de atendimento capazes de tratar bem todos os clientes, além de ajudá-los a cumprir seus objetivos na academia. 

Resumindo o que você leu aqui:

  • Após anos de dedicação ao segmento fitness, você decidiu montar uma academia! Para ter sucesso, é necessário levar em consideração uma série de fatores:
    • Escolha uma boa localização;
    • Analise o perfil dos seus clientes;
    • Veja as condições do imóvel;
    • Atente-se às exigências legais;
    • Conte com uma equipe de qualidade;
    • Pense na estrutura da sua academia;
    • Invista em bons equipamentos;
    • Monte os pacotes de serviço com foco no cliente;
    • Divulgue o seu negócio;
    • Faça um bom atendimento!

Pensando em te ajudar a montar uma academia de sucesso, a ACAD Brasil possui um guia para te ajudar a fazer o melhor planejamento financeiro para a sua academia. Clique no botão abaixo para acessar o conteúdo!

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