Blog

Dicas infalíveis para promover a retenção de profissionais na sua academia

retenção de profissionais na academia

Por que você deve investir na retenção de profissionais? Pense bem!

O professor da academia é o principal profissional responsável por ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos, sem eles o seu negócio não existiria.

Além disso, manter o mesmo quadro de funcionários gera maior credibilidade ao seu empreendimento do que quando se frequenta um lugar em que o fluxo muda constantemente, não é mesmo?

Os pequenos negócios podem aproveitar a proximidade com o colaborador para compreender suas necessidades e procurar meios adequados de atendê-las.

Pensando nisso, separamos cinco dicas essenciais para a retenção de profissionais acontecer de forma natural na sua empresa. Confira!

 

#1 – Promova o engajamento da sua equipe

A motivação é o primeiro passo para a retenção de profissionais.

Quando a equipe exerce as suas funções com excelência, a necessidade de recontratação de mão de obra pode se tornar dispensável e, consequentemente, os custos operacionais são reduzidos, permitindo entregas de mais qualidade.

Além disso, um ambiente de trabalho que promove satisfação entre os colaboradores impacta diretamente no engajamento da equipe de forma muito mais efetiva.

Os níveis de engajamento estão altamente ligados à produtividade e os profissionais trabalham melhor quando estão motivados e envolvidos com o serviço. Logo, um ponto muito importante para a retenção de profissionais é manter uma equipe sempre unida.

Desta forma, todos irão trabalhar pelos mesmos objetivos e, principalmente, vestir a camisa da empresa buscando resultados, se empenhando diariamente nas funções.

 

Como manter a minha equipe motivada?

Uma das formas de auxiliar no processo de motivação da sua equipe consiste no investimento de oportunidades, como treinamentos, por exemplo, além de mostrar as vantagens de trabalhar na sua academia.

O bom relacionamento entre o colaborador e a empresa é muito importante no ambiente empresarial. Dessa forma, eles trabalham melhor e mais comprometidos com os objetivos do seu negócio.

Afinal, funcionários que se sentem respeitados e reconhecidos por aquilo que fazem tornam-se parceiros do seu negócio e apresentam um rendimento além do esperado, se preocupando com o desenvolvimento da instituição.

 

#2 – Remuneração da equipe

A remuneração é um fator importante para a retenção de profissionais.

Funcionários que são mal remunerados se sentem desmotivados e explorados, o que resulta em pouco tempo trabalhando na sua empresa.

Recompensas como um salário adequado, visto o desempenho do colaborador e quantias compatíveis com o mercado de trabalho, são boas sugestões na hora de reconhecer os seus colaboradores.

Lembre-se: uma boa remuneração não significa tudo. Fazer um elogio quando se percebe um bom trabalho e reconhecer que o colaborador presta um serviço de qualidade também fazem parte da estratégia de retenção de profissionais.

Afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido pelo líder no dia a dia, não é mesmo?

#3 – Ofereça infraestrutura adequada para o trabalho

Uma infraestrutura adequada contribui e muito para a retenção de profissionais. Uma equipe precisa de uma boa estrutura para trabalhar de forma eficaz.

Ter instrumentos e equipamentos adequados otimizam as operações, proporcionando bem-estar e confiabilidade dos colaboradores.

Investir em infraestrutura irá, consequentemente, impactar no aumento da produtividade da empresa.

No fim das contas, permitir que a equipe trabalhe com as ferramentas mais favoráveis possibilita a concretização de suas boas habilidades e a prática de seus conhecimentos.

 

#4 – A importância do bom relacionamento

Como já foi compreendido, os colaboradores são parte fundamental da sua empresa e, para que haja bons resultados, é importante manter um bom relacionamento com a equipe.

Este processo ajuda muito na retenção de profissionais. Listamos alguns itens que consideramos importantes, vamos lá:

Reconhecer é muito mais que aumentar o salário

Já ressaltamos acima que um bom salário não garante o melhor desempenho do colaborador.

A valorização que o funcionário recebe impacta diretamente no seu trabalho. Um bom profissional deseja receber cada vez mais reconhecimento e cabe ao líder identificar isso.

Investir em treinamentos internos e cursos, por exemplo, é uma das formas de incentivar o desenvolvimento profissional do colaborador e, assim, gerar reconhecimento.

Crie relações saudáveis com os colaboradores

Existem muitas formas de beneficiar um funcionário e uma delas está ligada diretamente a se preocupar em criar relações saudáveis.

A organização de uma festa ou happy hour, por exemplo, ajudam na aproximação da sua equipe por meio da oportunidade de conhecer cada um de forma mais descontraída.

Os gestos de agradecimento têm um valor muito importante na jornada de trabalho.

Dizer frequentemente “muito obrigado” para a sua equipe pode motivar mais do que você imagina.

Estas simples palavras demonstram respeito e proximidade ao funcionário, colaborando para um ambiente de trabalho mais leve.

 

#5 – Seja um exemplo para os seus funcionários

Uma boa liderança é um elemento fundamental para a retenção de profissionais na sua academia.

Ser líder é diferente de ser chefe.

A chefia condiz com a hierarquia dentro da empresa, já ser líder é estabelecer parcerias com seus colegas de trabalho, motivar e orientar. É ele o espelho de toda a equipe.

Para haver retenção de profissionais na academia, um bom líder deve incentivar o bom relacionamento entre os funcionários, mostrando a todos que uma convivência saudável forma uma equipe mais unida.

Quando há rivalidade dentro do seu time, as chances dos profissionais optarem por se desligar da empresa são grandes.

Demonstrar interesse com as necessidades dos seus funcionários e entender como a experiência no local  de trabalho pode ser melhorada ajudam a criar laços aumentando a sua credibilidade com a equipe.

O exemplo de profissionalismo deve vir do próprio líder. Seja um excelente mentor e terá o melhor time dentro do seu negócio.

Lembre-se que um líder deve manter a sua capacitação atualizada.

No site do SEBRAE são oferecidos cursos gratuitos para desenvolvimento de liderança. Este investimento serve unicamente para obtenção de mais resultados do seu negócio.

Sua atualização é o que motivará a equipe a buscar sempre os melhores resultados.  

 

Conclusão

Como foi possível ver, a retenção de profissionais na academia é uma questão que não pode ser ignorada dentro da sua organização.

Vale a pena investir para que os colaboradores sintam-se satisfeitos e sempre dispostos a permanecer na empresa, além de transmitir maior credibilidade aos alunos e aumentar a força do seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, caso tenha mais dúvidas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat