Qual o impacto do plano de negócios no sucesso da sua academia?

Ter um plano de negócios para academia é indispensável para o seu sucesso!

Ter um bom plano de negócios para academia é fundamental para conquistar ainda mais clientes e fazer com que o seu negócio cresça no mercado.

Esse tipo de planejamento é aplicado para todo tipo de empreendimento, esteja ele em estágio inicial ou não, assim, com academias não poderia ser diferente.

Imagine um documento que organize seus objetivos e defina ações que você quer colocar em prática em seu negócio. Essa é a proposta de um plano de negócios para academia, ele consegue te ajudar a ter uma visão mais clara de onde você quer chegar.

Isso porque colocar nossas ideias no papel, de forma estruturada, nos ajuda a entender melhor nossos planos e se nossas ações estão alinhadas. Por isso, ele também serve como material de consulta sempre que precisamos tomar decisões importantes.

Um bom plano de negócios para academia pode parecer burocrático à primeira vista, mas é essencial para desenvolver uma visão estratégica do seu negócio ajudar a colocar seus projetos em prática.

Assim, é importantíssimo ter um plano de negócios para que você tenha mais controle sobre sua empresa, consiga definir prioridades, veja progresso no andamento de suas ações e possa fazer ajustes para alcançar seus objetivos.

A seguir, vamos esclarecer algumas dúvidas e entender melhor o funcionamento desse plano para a evolução da sua empresa.

Como fazer meu plano de negócios para academia?

É essencial que seja um material prático, uma vez que será utilizado com frequência pelo empreendedor para o desenvolvimento do empreendimento.

O sucesso do seu negócio estará diretamente ligado à qualidade deste material, logo, é importante considerar que o objetivo de um plano de negócios é trazer praticidade e facilitar a sua visão, não gerar uma dor de cabeça desnecessária.

Outro ponto importante é entender que empresários e empreendedores, em sua grande maioria, não são especialistas em negócios. Ou seja, não são graduados na área e compartilham da mesma jornada do aprendizado constante sobre empreendedorismo.

Logo, escrever um plano de negócios pode parecer um grande obstáculo, mas não precisa ser. Você conhece o seu negócio – você é especialista nisso.

Só por esse motivo, escrever o seu planejamento e aproveitar seu plano de crescimento não será tão desafiador quanto você pensa.

O que devo levar em consideração no meu Business Plan?

Perguntas podem surgir nesta etapa, como “Qual o tamanho ideal para o meu plano de negócios para academia?”.

Não há maneira certa ou errada de escrever um plano de negócios, o importante é que o seu plano atenda às suas necessidades. Sendo assim, ele pode ter apenas uma página, caso o seu objetivo seja cumprido.

Em relação aos itens que devem constar no Plano de Negócios, destacamos alguns para te ajudar! Confira:

Nome do negócio

Trata-se do básico. O ponto de partida para o resto do conteúdo.

Quais serviços serão oferecidos ao público?

O Brasil é um dos maiores mercados de academias do mundo e os cuidados com o corpo e com a saúde, como forma de prevenção e tratamento de doenças, ajudaram na expansão do mercado fitness.

Portanto, pensar nos seus diferenciais é uma forma de potencializar a conquista de clientes.

Quais serviços são oferecidos? Musculação? Spinning? Jump? Funcional? Pilates? Zumba Fitness? Considere aqui tudo que será oferecido ao público.

Conhecendo o mercado

Dar uma olhada ao redor também é algo a ser levado em consideração.

A concorrência pode ser o espelho do seu negócio. É por meio deles que você e os seus colaboradores devem se inspirar ou reprovar aquilo que não estiver alinhado à sua academia.

A análise da concorrência, além de capacitar o gestor, ajudando a compreender a situação atual do mercado, também ajuda a aprender mais com os seus rivais.

Procure considerar, entre outros itens, os seguintes pontos:

  • Quais são os meus concorrentes diretos?;
  • Quais serviços são oferecidos?;
  • Como tratam os alunos? (é importante para observar quais atitudes fidelizam o público).

Quais serão os meus objetivos e metas?

Para definir os objetivos e metas em seu plano de negócios para academia, você deve considerar o que faz a diferença para o seu empreendimento.

Use todo o conhecimento que você tem do seu negócio e do mercado para definir o que de fato pode fazer a diferença para o seu crescimento.

Por exemplo, com a sua experiência de mercado, você pode achar que um objetivo seu é “Reter Alunos”.

A partir deste objetivo definido, as metas que você pode colocar são:

  • Sempre dar retorno a sugestões e reclamações de alunos em até 24h;
  • Fazer pesquisa de satisfação e implementar melhorias;
  • Acompanhar a frequência e enviar mensagem ou algum contato se o aluno começar a faltar.

Um outro exemplo é você definir que um de seus objetivos é “Atrair mais alunos através de clientes atuais”.

Para cumprir este objetivo, suas metas seriam:

  • Fazer uma ação que garanta desconto para quem trouxer um amigo;
  • Promover um dia de “Traga seu amigo para malhar com você”;
  • Propor aulas abertas ao público e divulgar junto aos alunos.

Como definir prazos?

Um ponto importante no desenvolvimento do plano de negócios é definir prazos para as suas ações.

Por isso, é necessário alinhar objetivos e ações de curto e de longo prazo.

Não adianta querer “abraçar o mundo com as pernas”, porque a chance de impactar a qualidade do seu serviço é alta. Procure ter foco, estabelecer prioridades e resolvê-las no momento adequado.

Planejamento Financeiro

Ter um planejamento financeiro sério e realista é a chave para prevenir surpresas em relação aos gastos.

Este é um ponto essencial para o sucesso de qualquer negócio, logo, é importantíssimo que seja encarado com o maior grau de responsabilidade possível.

Saber como andam as receitas é o ponto de partida para planejar novas ações, evitar dívidas e investir no desenvolvimento do negócio.

Uma boa gestão financeira resulta em organização para um gasto extra, como uma infiltração ou troca de piso. Embora seja um “imprevisto”, não irá pesar no orçamento da academia, uma vez que o planejamento abre espaço para este tipo de serviço.

Outro ponto importante para um gestor é avaliar o quanto vale a pena investir em manutenção corretiva. Dependendo do caso, adquirir novos equipamentos irá gerar menos dor de cabeça e gastos a longo prazo do que consertar um aparelho que não rende como deveria.

Para um planejamento financeiro eficiente, há alguns pontos que devem ser considerados:

Controle de despesas e custos

Em primeiro lugar, vamos diferenciar os termos.

Despesas são os valores gastos com a manutenção do negócio. Ou seja, folha de pagamento de funcionários administrativos e a divulgação do negócio estão nesta lista.

Enquanto isso, custos são os gastos necessários para a execução da atividade a qual o negócio se destina: manutenção de equipamentos e salário dos professores, por exemplo.

Ter clareza em relação à diferença destes termos auxilia no planejamento do orçamento, além de ajudar a definir o custo da sua mensalidade.

Controle do fluxo de caixa

Item essencial para o planejamento e controle financeiro, o fluxo de caixa tem como objetivo auxiliar o empreendedor a ter uma visão em curto e longo prazo do seu negócio.

Será possível saber com clareza quais serão os recebimentos, pagamentos e prever novas entradas e saídas de recursos.

Priorize os seus investimentos

Para não perder o controle dos seus gastos, é essencial priorizar o que deverá ser feito em seu estabelecimento.

Por exemplo, o que é mais importante: melhorar o sistema de som da sua academia ou investir em um equipamento novo?

A resposta é: depende. Esta decisão deve estar muito bem alinhada aos objetivos do seu negócio. Logo, leve sempre em consideração quais são as suas prioridades para tomar as melhores decisões.

Gastos devem acontecer de forma consciente e responsável para evitar problemas no futuro.

Por que a minha academia precisa de um plano de negócios?

São muitas as oportunidades para lucrar nesse ramo, o desafio é enxergá-las e aproveitá-las.

Um plano de negócios para academia possibilita uma análise geral para o funcionamento ideal do seu empreendimento.

É por meio dele que você irá ficar por dentro das potenciais oportunidades que farão toda a diferença para a sua academia ter um atendimento de excelência, fidelizando e captando novos clientes.

Lembre-se que para ter sucesso na preparação de um plano de negócios é importante ter muito comprometimento buscando frequentemente soluções inovadoras e criativas.

E, aí? Vamos fechar uma parceria com a ACAD?

Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, caso tenha mais dúvidas.

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *