5 motivos para o seu aluno cancelar a matrícula da academia

Veja como evitar o cancelamento da matrícula e comece a aumentar a taxa de retenção de alunos!

Meu aluno quer cancelar a matrícula da academia. E agora? 

Você, gestor, se dedica a manter um bom relacionamento com os que estão matriculados em seu estabelecimento e inclusive acredita que essa proximidade seja um dos seus principais diferenciais oferecidos. 

Então, por que a sua academia perde clientes? 

Existem diferentes motivos que podem causar a saída do aluno e algumas delas certamente não são culpa sua ou da sua equipe. 

No entanto, podemos refletir em relação ao que pode ser feito para evitar que o cancelamento seja cada vez mais uma exceção em seu negócio!

Afinal, se reter clientes é o seu principal objetivo como gestor, este é o momento de entender algumas causas para o seu aluno cancelar a matrícula da academia. 

Boa leitura!

#1 – Avalie como melhorar o atendimento da academia

Como anda o atendimento dos profissionais que trabalham em sua academia?

  • A equipe da sua recepção é simpática com os alunos que entram no estabelecimento?
  • Os professores são atenciosos com os alunos que possuem dificuldades na execução da atividade? 
  • E quando chega uma nova pessoa na aula coletiva? Ela é bem recebida pelo profissional?

Estas são algumas das perguntas necessárias para você avaliar como anda o atendimento em sua academia. Assim, você poderá avaliar se este pode ser um potencial problema que pode causar a saída de um aluno.

Vale lembrar que é fundamental oferecer uma experiência marcante ao aluno para que ele se fidelize ao seu estabelecimento e comece a indicar a sua academia aos amigos e familiares.

Afinal, a gente só indica o que confia de verdade, certo? 

Para saber mais sobre a importância em manter um bom relacionamento com o aluno da academia, acesse o artigo abaixo:

 

 

#2 – Seu aluno está satisfeito com os resultados obtidos?

Quando um potencial cliente decide se matricular na sua academia, certamente ele possui um objetivo em mente, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou manter a saúde em dia.

Porém, existe uma situação que é muito comum entre os alunos, especialmente aqueles que estão matriculados pela primeira vez na academia: a insatisfação com os resultados alcançados.

Após semanas de dedicação à academia, ainda não apareceram os resultados esperados, o aluno começa a se sentir desanimado, passa a frequentar menos o estabelecimento e… cancela a matrícula. Você já viu esse filme, certo? 

Como sua equipe pode ajudar neste momento?

Sua equipe é fundamental para ajudar o aluno a alcançar os resultados que tanto deseja!

Em primeiro lugar, deixe claro para o aluno que os resultados desejados podem não aparecer de forma imediata, mas alcançar um objetivo requer dedicação e persistência. Por isso, ele não pode desistir!

A motivação é um fator importante para o aluno sentir que irá conseguir atingir o que tanto deseja. Além disso, saber que existem outras pessoas que acreditam no mesmo objetivo, como se todos fossem um time, é um diferencial.

#3 – Falta de tempo para frequentar o estabelecimento

Segundo o IBGE, um dos principais problemas apontados por quem não costuma praticar atividade física é a falta de tempo.

No entanto, muitas pessoas que utilizam este argumento como causa para não ir à academia, na verdade, não estão priorizando a prática de atividades físicas.

Ou seja, frequentar o estabelecimento não é mais uma prioridade como costumava ser em outro momento. 

A ideia aqui é tentar identificar o que de fato está acontecendo com o aluno: falta de resultados, insatisfação com a equipe/atendimento ou falta de identificação com outros frequentadores. 

Se você utiliza um sistema de gestão para academias, torna-se mais fácil identificar quais são os alunos que não vão à academia com frequência. 

Assim, você pode entrar em contato para descobrir o motivo do distanciamento e pensar em estratégias para atrair novamente este público.

#4 – Falta de vontade para praticar atividade física

Existem diferentes motivos que podem levar o aluno a ter a sua vontade de frequentar a academia reduzida. Podemos citar:

  • Vergonha do próprio corpo/condicionamento físico: ao observar outras pessoas no estabelecimento, pode surgir uma comparação injusta sobre os resultados alcançados; 
  • Falta de sentimento de pertencimento: a falta de entrosamento com os demais alunos pode gerar uma sensação de deslocamento; 
  • Se sentir “ignorado” pelo instrutor: sabemos que um alto nível de atenção durante o treino só pode ser obtido se houver a contratação de um personal trainer, mas o instrutor precisa estar disponível para ajudar na correta execução dos exercícios e motivar o aluno.

Novamente, é uma boa ideia alinhar com a sua equipe a importância do engajamento com os alunos para que eles se sintam motivados a continuar buscando os seus resultados. 

Lembre-se de promover atividades que realizam a integração entre os clientes, como aulões e criação de grupos no WhatsApp.

Além disso, vale reforçar que não é uma boa estratégia se comparar com outras pessoas, que muitas vezes possuem objetivos diferentes no fitness.

#5 – Questões financeiras/transferência para nova academia

Não podemos ignorar a parte financeira. Ela também é causadora de cancelamentos! 

Imprevistos podem fazer com que o aluno precise cancelar a matrícula da academia: uma demissão, uma despesa extra ou até mesmo uma aquisição importante para a família, como um novo carro. 

Em momentos assim, é comum cortar o que não é considerado como prioridade e a academia pode entrar nesta lista.

Outro ponto importante é a transferência para uma academia que apresenta menor valor da mensalidade. 

O que você deve fazer neste caso: abaixar o preço para segurar todos os alunos que pedem o cancelamento ou melhorar o serviço oferecido?

Escolha sempre melhorar a experiência que o seu estabelecimento oferece ao aluno! Oferecer descontos e realizar promoções são ações válidas, mas devem ser feitas com cautela, sem causar prejuízo à sua academia. 

Como reter o aluno que quer cancelar a matrícula da academia?

Você pode oferecer alternativas ao cancelamento, como trancar a matrícula. 

Esta ação permite que o aluno possa se reorganizar financeiramente (ou pensar com calma se ele realmente deseja continuar praticando atividade física naquele momento) e retornar algum tempo depois. 

Além disso, você pode apostar em diferenciais que irão ajudar a manter o seu aluno na academia: faça parcerias para oferecer vantagens ao seu público! 

Oferecer descontos para matriculados é uma boa oportunidade de alavancar o seu negócio e o de outra pessoa também. Veja algumas opções que você pode considerar:

  • Lojas de suplementos;
  • Nutricionistas;
  • Lojas de roupa fitness;
  • Psicólogos.

Por último, e não menos importante, valorize o feedback do seu aluno! Existem diferentes formas de coletar informações sobre o grau de satisfação com o seu negócio. Podemos citar 3: a conversa com o cliente, o contato por WhatsApp e a utilização do indicador NPS.

Não deixe de refletir sobre a forma como o seu negócio é percebido pelo aluno. Ele certamente irá fornecer informações valiosas para você aplicar na academia e melhorar o seu serviço cada vez mais. 

Ainda posso reconquistar o aluno?

A resposta é: depende!

Se o motivo que levou o seu aluno a sair da academia foi algum tipo de insatisfação muito grande, dificilmente ele irá voltar. 

Por isso, concentre os seus esforços para trazer os alunos com maior chance de rematrícula. Novamente, não deixe de coletar o feedback dos alunos! 

Assim, você irá entender qual era a expectativa dele em relação à academia e poderá estudar como irá suprir esta necessidade na hora de convidá-lo a voltar. 

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

  • Você se dedica a manter um bom relacionamento com os alunos, mas eles continuam cancelando a matrícula da academia? Veja algumas causas:
    • Avalie o atendimento da sua equipe;
    • Seu aluno pode estar insatisfeito com os resultados obtidos;
    • Falta de tempo ou de prioridades;
    • Falta de vontade para praticar atividade física;
    • Questões financeiras.
  • Valorize o feedback dos seus alunos para estar sempre melhorando e aposte em parcerias como um diferencial! Talvez você possa até reconquistar o seu aluno. Boa sorte! 

Não deixe de ler outros conteúdos que preparamos sobre gestão de academias: 

 

 

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