Melhor piso para academia, como escolher?

Segurança, estética e conforto para os seus alunos.

Com certeza você já parou para se questionar: “qual o melhor piso para academia?”, afinal, eles fazem toda a diferença na hora de praticar qualquer atividade física.

No entanto, é preciso atenção e boas escolhas, pois existe um amplo leque de materiais disponíveis no mercado, com características, qualidades e objetivos distintos.

Cada ambiente deve ser construído/reformado de acordo com as necessidades exigidas pelos exercícios, fazendo com que seja necessária uma análise prévia dos pisos

Confira a seguir algumas dicas para fazer a escolha certa e agregar valor aos serviços oferecidos pela sua academia.

Escolhendo o melhor piso para academia

Com vários ambientes, muitas vezes fica mais complicado escolher o piso ideal para cada um deles.

Além de pensar em como os materiais suportarão a limpeza diária e a manutenção, é preciso verificar as funcionalidades.

Algumas academias contam com serviços diversificados, como: musculação, ginástica, dança, artes marciais ou até mesmo natação. 

E não podemos nos esquecer de que ainda existem os vestiários, áreas molhadas e de circulação. Ou seja, o piso vai ser mais do que apenas onde pisamos. 

O cuidado garante segurança e praticidade não só para os funcionários, mas também para os alunos da sua academia.

As escolhas certas possibilitam muito mais durabilidade e estética, fazendo com que os gastos com manutenção periódica sejam menores. 

 

Áreas x pisos ideais

Como falamos anteriormente, a escolha do piso vai depender muito do local onde ele será instalado, por isso separamos alguns dos principais ambientes presentes nas academias

  • Área de musculação

Atualmente, essa talvez seja a área com maior número de frequentadores, uma vez que a prática da musculação vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Nesse caso, um dos pisos mais indicados é o emborrachado, pois terá maior incidência de impactos proporcionados pelos pesos.

Além disso, os aparelhos tendem a ter as posições modificadas, fazendo com que o chão sofra com atritos recorrentes. 

Esse é um piso com alta capacidade de amortecimento (quanto mais espesso melhor), reduzindo ruídos e com a qualidade antiderrapante. Os fabricados com materiais atóxicos são os mais aconselháveis.

Pisos vinílicos também vêm sendo bastante utilizados, fazendo com que os ambientes tenham um layout que se aproxima à identidade da academia

As opções no mercado são inúmeras e as mudanças significativas, com texturas modernas e personalizadas. 

Eles também conferem ao ambiente conforto térmico e acústico, além de reduzir a necessidade de muitos produtos químicos para a limpeza diária. 

  • Área de ginástica

Assim como na área de musculação, os pisos emborrachados serão capazes de absorver os impactos existentes nesse tipo de atividade física.

Sendo antiderrapantes, também evitam escorregões e possíveis quedas, fornecendo mais segurança aos seus alunos. 

A alta durabilidade desse tipo de piso garante uma aplicação prolongada, evitando trocas constantes e garantindo conforto e estética por mais tempo.

Outra opção para essa área é o piso vinílico, que facilita a limpeza diária, proporciona conforto e oferece diferentes tipos de design, como descrevemos no item anterior.

  • Área de aulas de dança, yoga e/ou pilates

Geralmente, esses ambientes devem oferecer maior conforto e aconchego aos praticantes.

Por isso, pisos de madeira ou laminados são os mais indicados, pois são considerados mais quentes. 

A facilidade de limpeza também é uma característica presente nesse tipo de material, garantindo praticidade ao dia a dia da academia.

  • Banheiros e/ou vestiários

Antiderrapante! Essa é a qualidade essencial que o piso presente nessas áreas deve possuir. 

Evite acidentes e quedas ao escolher o piso desses locais, pois a segurança dos seus alunos é crucial.

Escolha pisos que facilitem a limpeza e que proporcionem uma qualidade estética impecável, pois a higiene da academia é um item fundamental.

  • Piscina

Assim como nos banheiros, o piso para piscina também deve ser antiderrapante.

Além disso, outra característica relevante é ele ser atérmico, principalmente se a piscina estiver localizada em um local em que não há cobertura, por causa do sol.

  • Áreas comuns e de circulação

Opte por um piso que ofereça durabilidade, pois o grande fluxo de pessoas é capaz de degradar o chão com maior facilidade. 

Escolha modelos que sejam condizentes com o layout da sua academia, pois a sua identidade fortalece a marca. 

Pisos vinílicos ou laminados são excelentes opções, pois, além de oferecer um amplo leque de opções, possuem maior vida útil. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para a sua tomada de decisão, mas lembre-se: procure sempre por empresas qualificadas na hora de fazer a sua aquisição, ou conte com a ajuda de um arquiteto. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *