3 segredos para manter um bom relacionamento com o aluno da academia

O relacionamento com o aluno da academia pode ser o segredo para solucionar um dos seus maiores desafios como gestor: a retenção de matriculados. 

Quando a estação mais quente do ano se aproxima, começa o famoso “Projeto Verão”: muitas pessoas se matriculam na academia e prometem que irão conquistar o corpo dos sonhos.

Porém, com o passar dos primeiros meses surge o desânimo em frequentar o estabelecimento e, consequentemente, o cancelamento da matrícula. 

Então, surge a pergunta: como reter alunos na academia? 

Para manter a academia cheia o ano todo, você precisa fazer um investimento específico no relacionamento com o cliente!

Se você também dá aulas em seu estabelecimento, a proximidade com o seu público já acontece de forma natural. 

Afinal, ao estabelecer contato, você busca entender o ponto de vista daqueles que frequentam a musculação e as aulas coletivas.

Vamos potencializar o relacionamento com o aluno da sua academia? Leia nossas dicas a seguir!

#1 – Um bom relacionamento aproxima o aluno da sua academia

Quando você busca oferecer uma experiência completa ao seu aluno desde o início do relacionamento, as chances dele se sentir valorizado pela equipe são ainda maiores. 

 E quanto melhor a experiência, maior a chance de se fidelizar à academia.

Ou seja, é muito importante demonstrar que a equipe se importa com os objetivos de cada aluno dentro da academia, sejam eles perder peso, ganhar massa muscular ou se preparar para uma corrida de rua, por exemplo.

Este, inclusive, pode ser um fator que irá motivar o aluno a alcançar seus objetivos de forma consistente, sem desistir no meio do caminho.

Vale lembrar também que um aluno muito satisfeito poderá gerar novos matriculados para a sua academia! 

Afinal, um bom nível de satisfação impacta no famoso “boca a boca”, ou seja, indicação para outras pessoas do círculo familiar/de amizades.

O mesmo vale para o ambiente virtual! Quando você cadastra a academia no Google Meu Negócio, seu estabelecimento pode ser avaliado pelos alunos.

Imagine que uma pessoa da região esteja interessada em começar a praticar exercícios físicos e procure por academias no Google. Então, o seu negócio aparece no resultado da busca e com ótimas avaliações dos seus alunos, que estão muito satisfeitos com o atendimento.

A pergunta que fica é: a chance do potencial aluno ter interesse em visitar a sua academia é grande ou pequena após ler ótimos relatos? 

#2 – Um bom relacionamento com o aluno da academia ajuda a manter o estabelecimento cheio

Como já falamos em outro artigo, a academia possui períodos de sazonalidade e cada estabelecimento pode apresentar um momento diferente de variação do público.  

Existem diferentes razões que podem causar esta queda na presença dos alunos na academia. A mais conhecida é a variação entre as estações do ano: enquanto o verão é um imã para novos matriculados, o inverno é um fator de afastamento. 

Por isso, um bom relacionamento com os seus alunos pode ser o grande diferencial para manter a sua academia sempre cheia! 

No conteúdo a seguir, nós separamos algumas dicas para você deixar a sua academia cheia o ano todo. Veja:

Assim, você poderá analisar a rotina em seu estabelecimento para avaliar quais pontos devem melhorar para oferecer um serviço de excelência. 

Falando nisso, a ACAD Brasil possui um guia para te ajudar a manter um relacionamento cada vez melhor com o seu público por meio do aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo!

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#3 – Clientes unidos = retenção de alunos na academia 

Muitas pessoas enxergam a prática de atividade física como algo monótono e até mesmo chato. Imagine transformar essa ideia que seus alunos possuem em relação à academia?

Mostrar o lugar como um ambiente divertido e sociável é essencial para estimular seu aluno a criar vínculo com o estabelecimento.

Vamos pensar no exemplo das aulas coletivas. Existem várias academias que oferecem aula de Zumba Fitness e que buscam tornar o relacionamento com a turma ainda melhor.

Para atingir este objetivo, algumas ações realizadas são:

  • Criar um grupo da turma no WhatsApp para ampliar o contato, estimular o relacionamento dos alunos fora da academia e divulgar eventos internos;
  • Realizar um “aulão” para alunos e convidados;
  • Eventos para a turma (lanches coletivos, aulas temáticas e amigo oculto são alguns exemplos).

Um ambiente de qualidade, ou seja, harmônico e cheio de união entre clientes e funcionários aumenta o engajamento dos alunos com a academia. Assim, você promove a retenção daqueles que já estão matriculados e ainda pode conquistar novos!

Resumindo o que você leu aqui:

  • O relacionamento com o aluno da academia é o segredo para mantê-lo matriculado por mais tempo;
  • Quanto melhor o relacionamento, maior será a satisfação do aluno com a academia;
  • Um bom relacionamento ajuda a manter a academia sempre cheia, até mesmo nos períodos de sazonalidade que podem impactar na presença dos alunos;
  •  Clientes unidos = retenção de alunos na academia! 

Conclusão

Conforme você leu neste artigo, o relacionamento com o aluno da academia é um fator de peso para promover a retenção de clientes por muito tempo!

Se você, gestor, também costuma dar aulas, aproveite os momentos de interação para entender o seu público de forma cada vez mais profunda. 

Procure avaliar o grau de satisfação com a academia, as aulas oferecidas e os equipamentos, por exemplo. Vale pensar, também, no atendimento oferecido desde a recepção até os demais professores.

Assim, você irá saber se os alunos estão satisfeitos com o estabelecimento e eles se sentirão ouvidos pela academia. Uma comunicação clara e direta com o público é importantíssima para o sucesso do negócio!

Para te ajudar a exercer uma gestão cada vez melhor, nós separamos alguns artigos do blog para você acessar e manter sua academia cheia! 

Baixe o Guia WhatsApp para Academias agora e comece a ter um relacionamento excelente com o seu público hoje mesmo! 

 

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