Como manter a equipe motivada em tempos de incerteza?

Saiba como lidar com o seu time em períodos de turbulência

Tempos de crise podem ajudar a unir a equipe ou promover o desespero: tudo depende de como o gestor de academia lida com a situação. 

Sempre falamos sobre a importância do dono de academia ser um líder em vez de chefe, pois essa conduta é fundamental para dias mais tranquilos, até mesmo em períodos de turbulência. 

Ao colocar em prática atitudes de uma liderança eficaz, você irá manter o seu time unido, mais confiante em relação a dias melhores e sem afetar a produtividade de forma brusca.

Antes das apresentarmos as dicas, vamos deixar algumas indicações de posts que também podem ajudar você neste momento: 

Vamos às dicas? 

Boa leitura!  

#1 – Sua equipe se sente segura para trabalhar? 

Você já pensou que o seu time pode estar receoso com o contágio do coronavírus? 

É verdade que a sua academia reduz consideravelmente as chances de transmissão dentro do estabelecimento ao seguir as medidas de biossegurança… mas e quanto aos outros momentos da rotina? 

Por isso, como gestor, é importante que você oriente a sua equipe quanto às boas práticas para evitar a doença. Se todos seguirem os protocolos de segurança, a sua academia se tornará ainda mais segura!

Para ajudar você e a sua equipe neste momento de retomada, desenvolvemos o plano de retorno dos colaboradores, com todas as orientações necessárias para uma rotina segura. Veja a seguir:

#2 – Observe a satisfação dos colaboradores da sua academia

Você recebeu uma reclamação sobre um colaborador da sua academia? 

É claro que você deve avaliar a gravidade do ocorrido, mas em muitos casos é possível pensar em uma solução antes de afastar ou demitir um membro da sua equipe.

É nesse momento que a comunicação se torna uma aliada poderosa para resolver pequenos conflitos! Um feedback construtivo tem muito mais chances de incentivar uma mudança de comportamento do que uma “bronca” sem ouvir o outro lado.

Demonstrar empatia ao tentar entender a causa do problema pode ajudar a resolvê-lo da melhor forma possível e sem um gerar um estresse maior dentro do seu estabelecimento. 

#3 – A sua gestão é transparente? 

Em algum momento da sua carreira, você tentou conversar com o seu gestor e recebeu algum tipo de desculpa em troca? 

Infelizmente, essa é uma realidade em muitas empresas! 

A falta de comunicação com o colaborador dá a impressão de que o gestor está fugindo dele. Em momentos de incertezas, é quase impossível manter a equipe motivada com essa postura. 

Por isso, o mais importante é manter uma comunicação sólida e transparente com o seu time, mesmo que as notícias não sejam as melhores. Se você agir dessa maneira, as chances da sua equipe confiar no seu trabalho são maiores.

Além da confiança, uma gestão que preza pela transparência também irá resultar em um time mais engajado com a sua academia, ou seja: haverá retenção de funcionários em seu negócio. Pode confiar! 

#4 – Você está de olho na sobrecarga do seu time?

Aula on-line, aula presencial, aulão… ufa, quanta coisa!  

Como o seu colaborador está reagindo diante dessa nova realidade? Uma rotina ainda mais agitada pode resultar em sobrecarga e, consequentemente, uma queda de produtividade nas aulas.

E você não quer um colaborador mais ou menos satisfeito com a sua academia, certo? 

Por isso, avalie a distribuição de tarefas com os membros da sua equipe e não deixe de coletar o feedback dos colaboradores para entender como você, gestor de academia, pode ajudar a tornar a rotina mais leve. 

Sim, você pode manter a equipe motivada!

É certo que a pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente o setor de academias e trouxe uma série de incertezas, até mesmo após a reabertura dos estabelecimentos. 

Mas lembre-se: a sua equipe precisa contar com o seu suporte! Esperamos que as dicas que apresentamos neste artigo ajudem a desenvolver a sua liderança e a combater possíveis problemas na rotina. 

E você, gestor fitness, pode contar com a ACAD Brasil! Estamos aqui para ajudar você a enfrentar mais esse desafio da melhor forma possível. Não deixe de ler nossas dicas aqui do Blog e na página Informativo Coronavírus.

Juntos somos muito mais fortes!

Repassando o que vimos neste post

  • Tempos de crise podem ajudar a unir a equipe ou promover o desespero: tudo depende de como o gestor de academia lida com a situação;
  •  Ao colocar em prática atitudes de uma liderança eficaz, você irá manter o seu time unido, confiante e produtivo;
  • O que você pode fazer?
    • Orientar a sua equipe para rotinas mais seguras;
    • Observar a satisfação dos alunos da sua academia e oferecer um feedback construtivo caso haja contratempos;
    • Construir uma gestão transparente para evitar um relacionamento negativo entre você e o seu time;
    • Estar de olho em possíveis sobrecargas dos membros da sua equipe.
  • Assim, você irá manter a equipe motivada: todos confiam na sua gestão e você pode contar com a ACAD Brasil para te ajudar nesse e em todos os momentos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat