Dono de academia: veja 4 características que você precisa ter

Saiba como o dono de academia pode desenvolver a sua liderança e ter uma retomada ainda melhor!

A crise imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe diversas consequências ao segmento de academias.

O número de matrículas canceladas gerou a necessidade do gestor se reinventar como profissional e buscar novos diferenciais para a sua atuação, como:

  • Aprender a buscar formas diferentes de captar clientes;
  • Melhorar o relacionamento com o aluno; 
  • Estudar novos serviços que podem ser oferecidos pela academia.

 

Então, não deixe de aprimorar a sua atuação como gestor de academias! Isso é essencial para o sucesso do seu estabelecimento, não apenas para captar e reter alunos, como para cuidar dos profissionais em seu estabelecimento. 

Para começar, vamos relembrar alguns artigos sobre gestão de academias? 

A seguir, vamos apresentar quatro características que todo dono de academia deve ter para realizar uma gestão de qualidade e voltar com força total durante a reabertura das academias. 

Boa leitura!

#1 – Empatia para realizar uma boa gestão de pessoas

Muito se fala sobre empatia, mas não são todos os gestores que conseguem se colocar no lugar da sua equipe. 

Entender os desafios diários de cada colaborador é um importante diferencial e pode impactar na produtividade de cada um.

Lembre-se da época em que você era funcionário de uma academia (ou outra empresa) e estava passando por um momento delicado com a sua família ou até mesmo dentro do ambiente de trabalho. 

Agora tente se recordar como foi a reação dos seus superiores em relação a isso. Como isso afetou o seu desempenho, entrega e até mesmo lealdade à empresa na época? 

Agora imagine que a mesma situação pode estar acontecendo com os seus colaboradores! 

Então, saiba que a empatia é mais do que um sentimento: também é uma vantagem competitiva para a sua empresa, capaz de atrair e reter os membros da sua equipe! 

#2 – Desenvolvimento de uma comunicação eficaz e frequente

Ela é fundamental para você construir um relacionamento sólido e de confiança com a sua equipe.

No entanto, comunicação não se trata apenas de falar: saber ouvir é tão importante quanto!  Ao trabalhar este aspecto, você consegue desenvolver, por exemplo, a empatia, que abordamos acima. 

Desde a execução de tarefas do dia-a-dia até o relacionamento com o seu time, estabelecer uma comunicação clara, objetiva e frequente traz diversos benefícios, como:

  • Redução de erros durante a realização de atividades;
  • Melhora do relacionamento com os colaboradores;
  • Aumento do vínculo entre a empresa e o time;
  • Feedbacks mais produtivos e de qualidade.

Por isso, dedique uma parte do seu tempo à realização de uma comunicação cada vez mais eficiente com a sua equipe. Você irá notar os benefícios em pouco tempo!

A comunicação eficaz também deve ser aplicada com os seus alunos

A base de um bom relacionamento com aqueles que estão matriculados certamente é o que você ouve e diz (ou não ouve e não diz).

Quantas empresas recebem o problema de um consumidor e simplesmente não fazem nada a respeito? 

Agora imagine um aluno acessando a recepção da sua academia e dizendo que houve um erro na cobrança da mensalidade. Você concorda que conversar com ele, entender a sua situação e buscar uma resposta rápida é uma boa forma de conduzir a situação?

Pense em quantos conflitos podem ser facilmente resolvidos se o aluno for ouvido por você ou pela sua equipe! Isso estimula a construção de um bom relacionamento e, consequentemente, uma experiência de sucesso com a sua academia

#3 – Um bom dono de academia sabe resolver conflitos

Voltando para a rotina com a equipe, vamos abordar outro aspecto muito importante no ambiente das academias: a resolução de conflitos.

Saber lidar com pessoas é uma habilidade que deve ser desenvolvida por qualquer gestor, inclusive o que atua no setor de academias.

Se você está percebendo o surgimento de um atrito entre dois colaboradores, a nossa dica é focar sempre na solução do problema. Em vez de ficar debatendo sobre quem é o culpado, pense, em conjunto: como podemos resolver a questão da melhor forma possível?

É claro que existem casos que demandam uma postura diferente, mas, em muitas situações, o melhor a se fazer é ouvir os dois lados e buscar uma solução para que o atrito não se torne um problema maior e afete o desempenho da sua equipe. 

Além disso, é importante ser justo(a) em suas ações para evitar novos conflitos no futuro e manter o respeito da sua equipe.

#4 – Saiba liderar: ser chefe x ser líder

Todos os pontos acima levam a esta última reflexão. Para começar, responda: você é um chefe ou um líder?

Se você está na dúvida sobre o que deve responder, analise o quadro a seguir:


Se você se identificou com as respostas da primeira coluna, saiba que
é possível se tornar um gestor fitness de sucesso!

Observe os pontos que podem ser melhorados e comece a trabalhar nisso. Pequenas mudanças diárias podem causar um impacto muito grande em seis meses!

Não tenha receio de pedir ajuda a outros colegas do segmento: procure alguém de confiança, peça dicas e comece a colocar em prática. 

Você terá o respeito da sua equipe e certamente irá perceber mudanças positivas nos resultados da sua academia!

 

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

  • A crise imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade do gestor fitness se reinventar como profissional;
  • Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que todo dono de academia deve ter:
    • Empatia para realizar uma boa gestão de pessoas;
    • Comunicação eficaz e frequente: não apenas com a equipe, como em relação aos alunos;
    • Saiba resolver conflitos;
    • Saiba liderar: você é um chefe ou um líder?
  • Desenvolver a sua liderança irá trazer benefícios para você, como profissional, e para a sua academia! 

Como andam as ações da sua academia para a retomada do setor fitness? Nós estamos desenvolvendo conteúdos para ajudar o seu negócio a voltar com força total, além de ações para promover a retomada do nosso segmento.

Confira, a seguir, alguns dos nossos destaques:

 

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