Planejamento financeiro para a reabertura das academias: como fazer?

Se você ainda não sabe por onde (re)começar o planejamento financeiro da sua academia, a gente te ajuda!

Com a crise imposta pelo coronavírus, várias academias precisam se reestruturar para que a retomada das atividades aconteça da forma mais tranquila possível. Principalmente no que diz respeito ao planejamento financeiro!

Dívidas que surgiram nos últimos meses, aluguel atrasado e até mesmo a falta de alunos levaram a uma necessidade: corte de custos.

Ou seja, a reabertura das academias trouxe um cenário de reestruturação. Em muitas situações, é preciso que novas ações sejam realizadas para manter o sonho do negócio fitness de pé ou não permitir que ele volte a fechar. 

Da captação de alunos a um novo planejamento financeiro, há muito a ser feito durante os primeiros meses após a volta das atividades!

Esse é o caso do seu estabelecimento fitness? Então, leia este artigo, porque ele foi escrito para você!

A importância do planejamento financeiro para o sucesso do seu negócio

Não tem jeito: os erros neste momento precisam ser os menores possíveis. 

Por isso, um plano de negócios sólido, contando com a parte financeira, é fundamental para que a sua academia se estabilize e volte a prosperar como antes.

Um plano de negócios para academias deixa o seu estabelecimento por dentro das potenciais oportunidades que podem fazer a diferença para desenvolver um atendimento de excelência, além de fidelizar e captar novos clientes, por exemplo.

Inclusive, falamos mais sobre o assunto no artigo a seguir. Não deixe de conferir:

Com um bom planejamento financeiro, você consegue entender por onde o seu dinheiro entra e sai. Ou seja: nada de surpresas no fim do mês! 

Imagine a seguinte situação: ao realizar o seu planejamento, descobre que anda gastando de forma desnecessária com marcas de produtos que poderiam ser facilmente substituídas por outras mais baratas. Ou seja, você consegue entender onde pode cortar custos.

Outra situação seriam os investimentos do seu negócio: um novo site, uma equipe de marketing ou a compra de novos equipamentos. Torna-se mais simples de entender o quanto você deve ter disponível em caixa para poder expandir os serviços.

Planejamento: na hora de abrir a academia X no cenário pós-pandemia

No momento de inaugurar a sua academia, você precisou prestar atenção em um ponto comum a vários estabelecimentos fitness: o período de alta/baixa. 

Ou seja, o seu planejamento financeiro (e de negócios) precisou ser consistente o bastante para aguentar a redução da movimentação ou agir estrategicamente para que não houvesse queda significativa no número de alunos.

Já no cenário pós-pandemia, o planejamento está mais em alta do que nunca. Como a crise atual não veio com um manual de instruções, uma dica que podemos dar é: faça uma reserva de caixa assim que o seu negócio voltar à estabilidade.

Fazendo uma conta simples, a sua reserva deve ter o gasto médio mensal multiplicado por seis (referente à seis meses – o exemplo que utilizamos neste artigo). Ou seja:

  • Gasto médio mensal x 6 = o valor da sua reserva 

Como fazer um bom planejamento financeiro no cenário atual?

Para cuidar das finanças do seu negócio, você deve ter em mente os seguintes aspectos:

  • Dívidas;
  • Faturamento mensal médio;
  • Valores disponíveis em caixa;
  • Custos fixos;
  • Custos variáveis.

Levando esses pontos para o cenário atual, a dica é direta: reavalie todos os custos! No primeiro momento você deve considerar o que for essencial para o seu negócio. 

No final deste artigo, você pode clicar no banner para ter acesso a um material completo sobre planejamento financeiro e começar a realizar o da sua academia hoje mesmo! Se você preferir, acesse agora mesmo clicando no link a seguir:

A retomada deverá acontecer de forma lenta e gradual, até o momento em que os alunos se sentirem seguros o suficiente para o retorno. 

Por isso, é muito importante lidar com a realidade, sem deixar de buscar novas formas de expandir a sua atuação.

Em entrevista à edição 90 da Revista ACAD, Fernando Sassen, representante da ACAD Brasil no Rio Grande do Sul e CEO da academia Ipanema Sports, trouxe uma dica para os gestores fitness:

“Puxe o freio de mão, negocie carga-horária com os treinadores, reduza a equipe e vá chamando de volta aos poucos. Aqui, temos um programa de estágio e para a retomada usamos essa turma e alguns profissionais responsáveis por esses estagiários.”  

Lembrando que o ambiente digital oferece novas possibilidades de oferecer os seus serviços e, assim, atrair aqueles que estão receosos em frequentar o seu estabelecimento agora. 

Para ajudar o seu negócio a se diferenciar durante os primeiros meses após a reabertura e atrair diversos públicos, nós recomendamos o seguinte artigo:

Não se esqueça: a ACAD Brasil está com você, gestor fitness! 

Desde o começo da pandemia, intensificamos as nossas ações e a produção de materiais de apoio para que você tenha todas as orientações necessárias para voltar a funcionar em segurança, cuidar das finanças, capacitar a sua equipe e conquistar alunos.

 Confira alguns dos materiais produzidos recentemente para que a sua academia possa estabilizar as finanças e voltar a prosperar! 

  1. Conheça o Programa de crédito do governo federal para Micro e Pequenas Empresas – PRONAMPE
  2. Guia Aluguel e contratos de trabalho na pandemia: o que fazer?
  3. A voz do mercado fitness no Brasil no olhar da Indústria!
  4. Relacionamento com o cliente: ferramentas gratuitas para a sua academia
  5. Procedimentos de reabertura das academias (área seca e aquática)

Estamos juntos!

Repassando o que vimos neste post

  • Com a crise imposta pelo coronavírus, várias academias precisam se reestruturar para a retomada das atividades acontecer da forma mais tranquila possível;
  • Dívidas que surgiram nos últimos meses, aluguel atrasado e até mesmo a falta de alunos levaram a uma necessidade: corte de custos;
  • Um plano de negócios sólido, contando com a parte financeira, é fundamental para que a sua academia volte a prosperar como antes;
  • Com um bom planejamento financeiro, você consegue entender por onde o seu dinheiro entra e sai;
  • Como a crise atual não veio com um manual de instruções, uma dica que podemos dar é: faça uma reserva de caixa assim que o seu negócio voltar à estabilidade;
  • Para fazer um bom planejamento financeiro no cenário atual, você deve reavaliar todos os custos;
  • Lembre-se: a ACAD Brasil tem trazido soluções e orientações para você enfrentar o momento atual. Confira todos os nossos materiais de apoio! 

planejamento financeiro para academias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat