Reabertura das academias: 3 dicas para a academia estar pronta

reabertura das academias

O planejamento é fundamental para a reabertura das academias. Saiba como preparar a sua volta!

A cada dia que passa, a reabertura das academias está cada vez mais próxima. A sua está pronta?

Nós, da ACAD Brasil, defendemos a volta das atividades de forma responsável e sempre de acordo com as orientações dos órgãos oficiais. Para que ela aconteça da forma mais organizada possível, a sua academia precisa estar preparada.

Neste momento, quem fizer um bom planejamento de academia sairá na frente! Afinal, com a volta das atividades há diversos desafios a serem enfrentados pelos gestores fitness de todo o Brasil. 

Um deles é lidar com o receio dos clientes em relação à higiene do local e, consequentemente, o risco de contaminação da Covid-19. Vale lembrar que ao seguir a nossa cartilha de recomendações, o seu estabelecimento estará mais seguro que shoppings e supermercados.

Ou seja, além de seguir os procedimentos de reabertura, é importante que todos os cuidados estejam muito claros para o seu aluno. Gerar confiança é fundamental para o sucesso na volta das atividades.

Por isso, o nosso artigo de hoje irá falar sobre a importância em se planejar para o momento de retomada das academias. Boa leitura!

Se preparando para a reabertura das academias: o que considerar 

A retomada do fitness irá acontecer! Para que os primeiros meses após a reabertura sejam bem sucedidos, um bom planejamento irá fazer a diferença. 

Por isso, vamos abordar três aspectos que você, gestor, deve estar atento para o momento de abrir as portas novamente. Vamos lá?

#1 – A sua academia: por que você precisa cuidar do planejamento?

Cuidar do seu estabelecimento é o primeiro passo para ter portas abertas. Existe uma série de recomendações que a academia deve seguir para garantir a segurança de toda a equipe e alunos.

É fundamental preparar todos os espaços para receber os clientes e, assim, garantir a segurança de todos. 

Neste momento de cuidados mais intensos com o estabelecimento, um bom planejamento pode ajudar você a ter menos gastos com materiais de limpeza e higiene, ainda mais essenciais agora.

Uma dica é fazer uma planilha em seu computador, como a do modelo abaixo: 

 

reabertura das academias dica 3

 

Assim, você poderá comparar preços de produtos de higiene em diferentes estabelecimentos e, com calma, decidir onde é o melhor local para adquiri-los.

Outro uso da planilha é organizar os horários de limpeza durante o expediente em seu estabelecimento. Veja o exemplo a seguir:

 

É claro que os horários são apenas sugestões. Cabe a você, gestor, adaptá-los à realidade do seu estabelecimento, mas sem deixar de realizar a desinfecção de 3 a 4 vezes por dia em cada ambiente.

Um bom planejamento irá evitar ainda mais imprevistos e também irá ajudar você a planejar as aulas dos seus alunos.

#2 – Cuidando da sua equipe durante a volta das atividades

Seu time é ainda mais fundamental neste momento de retomada! 

Eles estarão em contato constante com os alunos e precisam transmitir motivação e confiança a quem chega em seu estabelecimento.

Por isso, o alinhamento com todos precisa estar em dia! É interessante que você faça pequenas reuniões com todos sempre que possível. 

Outra dica é apresentar para a sua equipe o vídeo que produzimos sobre a reabertura das academias. Clique aqui para fazer o download (verifique o download do material em sua galeria ou na pasta de downloads do seu celular).

Não foque apenas nos seus clientes: sua equipe também precisa do seu apoio e confiança! Eles também podem estar receosos com a volta e precisam do suporte do gestor.

Algumas dicas para o momento são:

  • Disponibilizar máscaras e materiais descartáveis para cada um;
  • Comunicar sobre as recomendações necessárias; 
  • Medir a temperatura de cada um diariamente;
  • Saber ouvir e interagir com o seu colaborador.

Em nosso blog, temos alguns artigos sobre a melhor forma de realizar a gestão de pessoas em sua academia. Que tal adaptar as dicas para o atual momento?

#3 – Planejando a reabertura das academias para receber seus clientes

Você sabe qual é o segredo do relacionamento entre pessoas? A comunicação! 

O que você diz para o seu público pode atrair ou afastar matriculados. Por isso, quanto mais eficiente for, melhor para a sua academia!

Outro ponto a considerar é: você manteve a comunicação com o seu cliente durante a pandemia? Se ela não foi abandonada, a sua academia sai ganhando! 

Lembrando que produzimos um vídeo para você enviar para os seus alunos, clique aqui para fazer o download (verifique o download do material em sua galeria ou na pasta de downloads do seu celular).

Com a reabertura da academia, o seu novo desafio é trabalhar a redução do medo dos alunos. Esteja preparado para lidar com diferentes casos, pois haverá os receosos e os que desejam voltar imediatamente.

Dica da ACAD Brasil:

Você já conhece o Formulários Google? Trata-se de um aplicativo que permite que os usuários possam montar pesquisas de forma gratuita. 

Ou seja, você pode fazer uma pesquisa com os seus alunos matriculados/possíveis clientes para saber a intenção de cada um em relação à prática de exercícios e direcionar a comunicação de forma correta para cada um.

Para fazer o seu formulário, basta clicar no link a seguir:

“Mas, ACAD, eu não sei o que perguntar ao meu aluno”. Sem problemas, nós ajudamos!

 

Ao iniciar o questionário, você pode editar a sua descrição da seguinte forma:

reabertura das academias - dica 2

 

Título: Questionário da academia XXXX

Descrição: Olá! 

Estamos voltando a funcionar assim que os órgãos oficiais assinarem o decreto que libera a volta das academias. Para ajudar você a voltar a praticar atividades físicas da forma mais tranquila possível queremos te ouvir! 

Por isso, pedimos que você preencha as respostas com atenção para que o momento da volta seja o mais proveitoso para todos.

Lembrando que nossa unidade estará seguindo rigorosamente todos os procedimentos de reabertura necessários para que a nossa equipe e você estejam seguros e livres do risco de contágio.

 

Em relação às perguntas, confira os exemplos a seguir:

  1. Em primeiro lugar, você pode nos informar seu nome, sobrenome e WhatsApp?

Clicar na opção “Parágrafo” no lado direito da caixa de pergunta

reabertura das academias - dica

 

  1. Você pretende retornar à academia:
    1. Imediatamente
    2. Um mês após a reabertura
    3. Dois meses após a reabertura
    4. Outro (Quando?)

 

  1. Quais atividades você pretende praticar após a volta? 
    1. Apenas aeróbico;
    2. Apenas musculação;
    3. Musculação e aeróbico;
    4. Outro (Quais?)

 

  1. Se você não pretende voltar à academia imediatamente, poderia dividir o motivo conosco?

Clicar na opção “Parágrafo” no lado direito

 

  1. Como foi a sua prática de atividades físicas durante a quarentena?
    1. Pratiquei todos os dias
    2. Pratiquei até 3x por semana
    3. Pratiquei menos de 3x por semana
    4. Pratiquei quando lembrei/senti vontade

 

  1. Você acha que as academias que seguem todos os protocolos de limpeza e recomendações oficiais são lugares seguros?
    1. Sim
    2. Não

 

  1. O que podemos fazer para ajudar você neste momento de volta das atividades?
    1. Quero receber dicas de exercícios/alimentação pelo WhatsApp
    2. Prefiro acompanhar o Facebook/Instagram da academia
    3. Gostaria de praticar atividades personalizadas em casa 
    4. Nada, apenas quero voltar imediatamente à academia
    5. Outro (o que podemos fazer por você?)

 

A partir das respostas, você já pode traçar novas estratégias, como: oferecer aulas on-line em um primeiro momento, definir marcações de horários para os alunos acessarem seu estabelecimento e até mesmo vender kits com máscaras e garrafinhas.

 

Se você investir de verdade no relacionamento com o aluno da academia, saiba que a chance de conquistá-lo (ou reconquistá-lo) é muito maior!

Não cuide do seu planejamento apenas no momento de retomada do fitness

Ele precisa ser constante, afinal planejar é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

Coloque sempre a ação no topo de sua lista de prioridades, pois isso irá preparar você, enquanto gestor, a encarar imprevistos e ajudar a se reinventar nos momentos desafiadores.

E lembre-se: em todos os momentos, a ACAD Brasil está ao seu lado. Conte com a gente para que o seu momento de retomada seja um sucesso!

Não deixe de ler, também, os seguintes artigos:

 

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

    • Nós, da ACAD Brasil, defendemos a reabertura das academias de forma responsável e sempre de acordo com as orientações dos órgãos oficiais;
    • Mas, para uma volta organizada e segura, você precisa estar com o seu planejamento em dia! Você precisa pensar:
      • No seu estabelecimento: um bom planejamento pode ajudar a ter menos gastos com materiais de limpeza e higiene, ainda mais essenciais agora.
  • Na sua equipe: eles estarão em contato constante com os alunos e precisam transmitir motivação e confiança a quem chega em seu estabelecimento. Além disso, eles precisam do seu apoio!
  • Nos seus alunos: com a reabertura da academia, o seu novo desafio é trabalhar a redução do medo dos alunos. Esteja preparado para lidar com diferentes casos, pois haverá os receosos e os que desejam voltar imediatamente.
    • E lembre-se: o planejamento precisa ser constante, afinal a ação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat