Setembro amarelo: como a atividade física pode influenciar na saúde mental?

Qual é a importância do setembro amarelo para a sua academia? Descubra neste artigo!

Descubra a importância da sua academia para cuidar da saúde mental durante o setembro amarelo e os outros meses do ano!

Quando pensamos em academia ou prática de atividades físicas, o que costuma vir à mente são os seguintes objetivos:

  • Emagrecimento;
  • Definição muscular;
  • Controle e prevenção de doenças.

Mas você sabia que a saúde mental também é uma grande beneficiada pelos exercícios físicos? Isso acontece porque a prática libera algumas substâncias que podem ajudar a melhorar a ansiedade e a depressão, por exemplo.

Como estamos no setembro amarelo, isso significa que precisamos dar voz a um assunto tão importante, afinal, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão ligados à saúde mental.

Aliás, não devemos falar sobre saúde mental apenas neste mês: essa preocupação deve fazer parte de nossas rotinas durante o ano inteiro.

Neste artigo, iremos falar sobre a importância da atividade física para prevenir e combater transtornos, além de mostrar como a sua academia pode fazer a diferença.

Boa leitura!

Setembro amarelo: atividades físicas e a saúde mental

É fato: a conscientização gerada a partir da campanha deve acontecer durante o ano inteiro. Além disso, devemos lembrar que estamos vivendo um ano atípico, com desafios que não vieram com um manual de instruções.

A pandemia, o isolamento social e as mudanças que surgiram nos últimos meses ajudaram a gerar estresse, angústia, preocupações e muitos outros sentimentos que podem se transformar em problemas para a saúde mental.

Por isso, você, sua equipe e seus alunos devem ter o hábito de praticar atividades físicas, pois os benefícios serão grandes para todos! 

Conforme falamos no começo deste post, diversas substâncias são liberadas quando você se movimenta! Destacamos:

  • Endorfina: relaxa, diminui o estresse e a ansiedade;
  • Dopamina: melhora o humor e gera a sensação de prazer;
  • Serotonina: fundamental para controlar o humor, melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade;
  • Norepinefrina: ajuda a regular o sono e as emoções.

Qual é a importância dessas substâncias para o tratamento de transtornos? 

Para explicar a necessidade da atividade física para cuidar da saúde mental, nós vamos utilizar a depressão como exemplo.

Em casos leves e moderados do transtorno, a prática pode ser tão útil quanto a medicação e prevenir recaídas, o que é uma boa notícia! Afinal, os remédios que restabelecem a saúde mental costumam apresentar efeitos colaterais.

Outro ponto relevante é o impacto da nova rotina de exercícios para a mente. Ela deixará de focar nos problemas e inquietações da rotina durante o momento da prática e o foco passa a ser a execução dos movimentos que estão sendo realizados. 

Lembrando que, segundo a OMS, são necessários cerca de 30 minutos de atividade física por dia. Assim, você combate o sedentarismo e garante os benefícios desejados para a mente!

Quais são as melhores atividades para manter a saúde mental em dia?

Para oferecer aos seus alunos a melhor atividade de acordo com a necessidade, citamos alguns exemplos:

    • Corrida: aumenta a concentração, alivia o estresse, traz benefícios ao humor, relaxa a mente e reduz a ansiedade;
  • Yoga: proporciona calma, traz equilíbrio, combate o estresse, ajuda a reduzir a ansiedade e protege contra pensamentos negativos;
  • Natação: importante para ter energia durante o dia inteiro, ela ajuda a controlar a respiração e combate o estresse.

Como a sua academia pode fazer a diferença?

O seu estabelecimento pode oferecer uma aula gratuita: será uma amostra do seu trabalho, o que pode atrair novos alunos!

O importante aqui é focar na comunicação dos benefícios das atividades, entendeu? Não basta apenas divulgar uma aula, o seu público precisa entender por que ela é importante para manter a saúde mental em dia.

Por isso, vamos trabalhar o exemplo da Yoga como forma de combater a ansiedade. Confira as dicas que você pode seguir no Instagram e Facebook da sua academia:

 

Não esqueça de utilizar hashtags em todas as publicações! 

Não deixe a terapia de lado! 

Outro ponto importante é ter o suporte de um psicólogo. O profissional é uma peça importante para manter a saúde mental em dia! 

Existem alternativas para todos os bolsos: até mesmo universidades costumam realizar atendimentos. Além disso, há sites que também oferecem os serviços a um valor acessível, até mesmo para empresas. 

Lembre-se: a saúde mental não é um gasto, é investimento! 

Esteja atento(a) a sua equipe

Por fim, nossa última dica diz respeito a sua equipe: cuide dela! 

Esteja sempre em contato com o seu time e tente identificar possíveis mudanças de comportamento. Esteja disponível quando precisarem de você e não deixe de recomendar apoio profissional. 

Conselhos e “ombro amigo” são ótimos, mas apenas um profissional consegue ajudar efetivamente uma pessoa que está passando por problemas de saúde mental

O mesmo vale para você! Procure ajuda se perceber um comportamento ou pensamentos atípicos. Não deixe para depois!

 

Repassando o que vimos neste post

  • A saúde mental também é uma grande beneficiada pelos exercícios físicos;
  • Isso acontece porque a prática libera algumas substâncias que podem ajudar a melhorar a ansiedade e a depressão, por exemplo;
  • A pandemia trouxe estresse, angústia, preocupações e muitos outros sentimentos que podem se transformar em problemas para a saúde mental. Por isso, o setembro amarelo em 2020 é ainda mais importante!;
  • As atividades físicas são essenciais para manter a saúde mental em dia. Por meio da prática, são liberadas substâncias como: endorfina, dopamina, serotonina e norepinefrina;
  • Natação, Yoga, corrida e musculação são alguns exercícios que ajudam a combater a depressão em estágio leve/moderado, por exemplo;
  • Estimule os seus alunos e a sua equipe a praticar exercícios físicos para manter a saúde mental em dia.

Saúde em primeiro lugar! Conheça o Plano de Retorno dos Colaboradores: um e-book gratuito que irá ajudar a sua academia neste momento de retomada.

Assim, é possível garantir um retorno tranquilo, leve e sem deixar de prevenir a Covid-19 em diferentes momentos da rotina. 

Baixe agora clicando no banner a seguir:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat