Fidelize seu aluno desde a aula experimental na academia

Como fidelizar o seu aluno ainda na aula experimental da academia?

Já ouviu falar no ditado “a primeira impressão é a que fica”? A aula experimental é a porta de entrada do aluno na academia, ou seja: é fundamental para a decisão de se matricular ou não.

Por isso, a sua academia precisa causar uma excelente primeira impressão na hora de conquistar um potencial aluno.

Imagine as seguintes situações:

  • O então visitante, durante o primeiro contato com os instrutores, é tratado de forma ríspida;  
  • O visitante pede ao recepcionista para enviar, por WhatsApp, informações sobre os pacotes oferecidos pela academia e o profissional demora a enviar (ou não envia).  

O que você acha: a chance do visitante se tornar aluno é alta ou baixa? Certamente é baixa, concorda?

Pensando nisso, neste artigo, você irá encontrar dicas de como fidelizar o seu aluno ainda na aula experimental da sua academia.

Boa leitura!

#1 – Crie uma boa experiência antes mesmo da aula começar

A estrutura da academia é um diferencial na hora de encantar o potencial aluno.

É muito importante que o estabelecimento esteja organizado, limpo e com os equipamentos em dia.

Além disso, a prática de atividade física, ainda mais para quem é iniciante, pode ser um desafio, porque o aluno pode se sentir desconfortável ou inibido na aula coletiva, por exemplo. 

Fazer com que o professor da atividade fique mais próximo do visitante durante a aula experimental da academia ajuda a tornar o clima mais leve e, consequentemente, o aluno se sente mais enturmado, aumentando as chances de matrícula.

Por isso, orientar a sua equipe de professores e instrutores para uma boa recepção dos visitantes é fundamental!

#2 – Recepção: certifique-se de passar as principais informações sobre a academia para o aluno

A sua equipe precisa estar orientada a vender os benefícios que o aluno irá obter ao se matricular na academia, como aumento do bem-estar, saúde, disciplina e qualidade de vida.

O aluno precisa, também, estar por dentro de todos os serviços oferecidos pela sua academia, por isso, a sua recepção deve estar sempre atualizada. 

Uma dica importante é capacitar a sua equipe para um atendimento cortês e personalizado.

Alinhe os discursos e faça incentivo a qualidades como empatia e proatividade.

Esses fatores fazem toda a diferença na hora de ganhar um novo aluno.

Você sabia que a sua recepção pode se tornar um forte aliado para conquistar cada vez mais matriculados? Acesse o artigo abaixo e confira:

 

 

#3 – Coletar o feedback após a aula 

Após o término da aula experimental, coletar o feedback do aluno faz toda a diferença.

Oriente seus profissionais quanto a isso e seja cuidadoso na hora de obter esse retorno para não parecer chato ou insistente.

O feedback do aluno irá auxiliar ainda mais para manter ou melhorar a experiência com os próximos. 

Como você pode fazer isso? Veja algumas maneiras:

  • Ao término da atividade, o professor pode perguntar ao aluno o que ele achou da aula, se conseguiu acompanhar tudo direitinho ou convidá-lo a se juntar de vez à turma;
  • O atendente que estiver na recepção também pode perguntar a opinião do aluno sobre a experiência durante o primeiro contato com as atividades da academia, sempre mostrando o que o estabelecimento pode fazer pelo potencial aluno;
  • O WhatsApp também pode ser um canal de contato para coletar o feedback, reforçar os valores da mensalidade e planos disponíveis na academia;
  • Se você, gestor, estiver presente na academia e souber que há um visitante presente, se apresentar e colocar à disposição para ajudar o aluno a atingir seus objetivos também é um diferencial.             

Mas reforçamos que é essencial possuir bom senso e cautela para não “sufocar” o potencial aluno, porque, neste caso, a chance dele se matricular será menor!

Atraia alunos para a aula experimental na academia!

Vale apostar na criatividade e criar estratégias que atraiam alunos para uma aula experimental.

Uma sugestão para atrair alunos para a primeira experiência na academia seria escolher um dia específico voltado para novos visitantes, por exemplo, em que os alunos já matriculados possam levar um amigo ou presentear um amigo com um cupom que dá o direito a visitar a academia.

A divulgação de um aulão nas mídias sociais pedindo para as pessoas se inscreverem pelo WhatsApp da academia também é uma boa forma de atrair novos alunos.

Neste caso, mesmo que o visitante não decida fazer a matrícula naquele momento, você pode manter contato com ele e nutrí-lo com informações sobre saúde, bem-estar e fitness (desde que ele concorde em recebê-las, claro!). Assim, ele pode considerar realizar a matrícula no momento em que estiver pronto para isso.

Resumão do que vimos nesse artigo 

  • Uma boa experiência faz toda a diferença na hora de fechar uma nova matrícula;
  • Toda a equipe precisa estar preparada para sanar as dúvidas da aula experimental;
  • O feedback pós aula experimental é primordial para a captação de novos alunos;
  • Aulões experimentais apenas com alunos novos e divulgação nas mídias sociais auxiliam no desafio de conquistar matriculados.

 

Leia também outros artigos que produzimos sobre gestão de academias:

 

 

 

Confira as dicas que preparamos para você estabelecer uma comunicação de sucesso com o seu aluno:

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