Gestão de pessoas na academia: como fazer a melhor?

 Veja dicas para que a gestão de pessoas não seja uma dor de cabeça para a sua academia!

 

A gestão de pessoas é um dos seus principais desafios ao cuidar da academia? Saiba que esse desafio não é só seu! 

Uma vez que o ambiente de muitas academias se torna um meio de competição e vaidade entre os profissionais, o seu negócio pode se prejudicar seriamente por conta disso.

Cabe a você, gestor, realizar as ações necessárias para que a sua equipe aja de forma colaborativa e tenha um bom desempenho com todos os alunos.

Os professores e instrutores precisam oferecer aos clientes um serviço de excelência. Assim, você irá atingir um objetivo muito importante: reter alunos na academia.

Além disso, uma equipe colaborativa e produtiva também pode ajudar a aumentar o número de indicações de novos alunos para a sua academia!

Então, quais ações devem ser tomadas? Continue lendo o artigo para descobrir. 

Boa leitura!

#1 – Saiba encontrar bons talentos no mercado de trabalho!

Encontrar as pessoas certas para a sua academia é fundamental para o sucesso do negócio.

Ao buscar profissionais, tenha em mente os valores e missão da empresa, porque o futuro instrutor deve estar alinhado a estes princípios.

Além disso, avaliar se o profissional é qualificado para atuar na função é uma das primeiras coisas a serem observadas, mas vale lembrar que isso é o básico e essencial para a contratação. 

Você também precisa se certificar de que ele saberá como manter um bom relacionamento com os alunos da academia. Afinal, problemas desse tipo podem trazer consequências negativas ao negócio! 

A mesma observação deve ser aplicada para os demais cargos: todos devem tratar muito bem os alunos da academia.

Não contrate apenas: capacite a sua equipe

Investir na formação dos seus colaboradores irá impactar de forma positiva na carreira de cada um e, consequentemente, aumentará a produtividade de todos.

Reter alunos é muito importante, mas reter os profissionais da academia também traz bons resultados! Além disso, a retenção custa menos às finanças do que contratar novas pessoas.

Vale lembrar que o investimento em capacitação não precisa deixar as contas no vermelho. É possível combinar cursos gratuitos e pagos para oferecer capacitação de qualidade à equipe.

O site do SEBRAE, por exemplo, possui várias opções de curso que você pode oferecer aos colaboradores que atuam na recepção, veja:

Investir na capacitação dos seus alunos certamente irá ajudar você a alcançar o objetivo de montar uma academia de sucesso! 

#2 – Defina metas para a sua academia!

Ter objetivos bem definidos direciona o seu negócio para onde ele deve ir, mas lembre-se: suas metas devem ser alcançáveis

Ou seja, não adianta querer ganhar 50 alunos em um mês, se a sua academia ainda não possui a estrutura necessária para recebê-los. 

Imagine conquistar este número de novos matriculados e, no mês seguinte, perder 100 clientes por conta dos problemas gerados por conta da falta de preparo para mantê-los.

Outra questão muito importante a ser considerada é a existência de diferentes tipos de academia, de low-cost a premium. 

Preste atenção ao seu formato na hora de definir as metas para o seu negócio e estude os concorrentes da sua academia: não tente competir com outros segmentos, pois cada um atrai um perfil diferente de aluno.

#3 – O uso de tecnologia na academia pode ajudar… e muito!

Imagine tornar alguns processos do seu negócio mais ágeis e priorizar o que mais importa: a experiência dos alunos da academia.

Aumentar o uso de tecnologia em sua academia pode ser um grande aliado neste caso! A sua equipe pode utilizar ferramentas para cumprir algumas funções, como a cobrança de alunos inadimplentes e controle efetivo das pessoas que acessam o espaço. 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui para ter acesso ao nosso e-book gratuito! 

Os colaboradores que atuam na recepção da academia poderão se dedicar mais ao atendimento aos alunos matriculados, além da atração de novos clientes.

#4 – Transparência é fundamental para uma boa gestão de pessoas

Se você é gestor de academia, certamente sabe que para liderar uma equipe você deve despertar algo específico em seus colaboradores: confiança.

Seria possível engajar todos os colaboradores sem uma liderança justa, favorecendo os instrutores da musculação em relação aos profissionais que dão aulas coletivas? De jeito nenhum! 

Uma liderança transparente deixa claro que todos fazem parte do mesmo time, o que incentiva a evolução da equipe e a busca para alcançar as metas definidas.

Ou seja, se você deseja ver uma equipe unida, engajada e produtiva, seja transparente e conquiste a confiança de todos os colaboradores!

E não para por aí: esforce-se para entregar o que se comprometer a fazer por seus colaboradores e mantenha um bom diálogo com todos para evitar ruídos na comunicação e problemas no futuro.

#5 – Seja um bom exemplo como líder

Um gestor pode fazer bons discursos e até mesmo produzir cartazes e banners para celebrar seus colaboradores. No entanto, se não der o exemplo como líder, não haverá efetividade para os funcionários. 

É preciso ter em mente que são as atitudes praticadas durante a rotina que realmente contam. Então, vale pensar:

  • Você costuma conversar com a sua equipe?
  • Você transmite o feedback aos seus colaboradores? E quando é o contrário, você escuta cada um?
  • Como você lida com as críticas recebidas no dia-a-dia?
  • Você é educado(a) com todos? Até em momentos de estresse? 
  • Se algum colaborador comete um erro, como você age?

Estes são alguns pontos que você deve analisar para considerar a qualidade da gestão, mas é muito importante ouvir seus colaboradores. Eles são o termômetro ideal para você avaliar o seu desempenho.

Saber gerenciar conflitos também é fundamental!

Em algum momento, podem surgir atritos entre os colaboradores da sua academia e você deve estar preparado para lidar com esta situação. 

É importante que você saiba ouvir os dois lados antes de tomar alguma decisão e procure se manter de forma transparente e justa. 

O SEBRAE produziu um relatório sobre gestão de conflitos no ambiente fitness com dicas para lidar com esta situação desconfortável, além de apresentar o papel que o líder deve desempenhar. 

 

 

#6 – O feedback deve ser um hábito em sua rotina

O feedback é um dos principais hábitos que todo bom gestor de academia deve ter!

Um líder precisa utilizar esta ação de forma frequente, pois traz vários benefícios, como: 

  • Motiva a equipe;
  • Aumenta a produtividade;
  • Proporciona uma comunicação efetiva entre liderança e colaboradores;
  • Melhora a performance da equipe e a sua como gestor.

Diante de tantos benefícios, procure investir uma parte do seu tempo em conversas com o seu time, uma pessoa de cada vez. 

Alguns dos pontos que você pode abordar são: o comportamento individual e em equipe, os pontos a serem melhorados e, claro, elogios à performance do colaborador. 

Lembre-se de não focar apenas nos pontos negativos, porque pode desmotivar o colaborador e impactar no seu rendimento. Ao realizar este tipo de crítica, procure ajudá-lo a superar os desafios. 

Assim, o seu time irá apresentar uma performance cada vez melhor e você será uma referência como líder!

REPASSANDO O QUE VIMOS NESTE POST

  • A gestão de pessoas é um dos seus principais desafios ao cuidar da academia? Saiba que esse desafio não é só seu! 
  • O que você deve fazer para ter uma boa gestão de equipe na academia?
    • Saiba encontrar bons talentos;
    • Capacite a sua equipe;
    • Defina metas para a sua academia;
    • A tecnologia pode ser uma grande aliada para a produtividade da equipe;
    • Transparência é fundamental para uma boa gestão de pessoas;
    • Seja um bom exemplo como líder;
    • O feedback deve ser um hábito em sua rotina.

Esperamos que com essas dicas você alcance a alta performance da sua equipe! 

Não deixe de conferir o material que produzimos para você aumentar os resultados da sua academia com ajuda da tecnologia! 

Sua equipe se tornará mais produtiva e a experiência do seu aluno da academia será ainda melhor. Baixe agora:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =

WhatsApp chat